Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Um Anónimo em Lisboa

Um Anónimo em Lisboa

Cascos de Rolha!

A rolha impede o líquido de verter. De sair do seu contentor. E dá origem a algumas expressões. Cascos de rolha é uma. Significa um lugar distante, quase fora do alcance.

Lei da rolha é outra. Significa calar, impedir de comunicar.

 

Vem isto a propósito de supostamente ter sido implementada ontem uma regra que impede os Comandantes dos Bombeiros de darem notícias. Rapidamente foi apresentada como uma lei da rolha. Na minha opinião, não se aplica neste caso. Pois, na realidade, esta regra não impede a informação de sair. Bloqueia apenas a divulgação desgarrada de notícias, sujeitas ao critério exclusivo de cada comandante operacional.

 

Com esta medida, a informação continuará a sair, mas da Autoridade Nacional da Protecção Civil. Não de uma forma desgarrada, mas de uma forma sistematizada. Tenta-se acabar com os boatos, as informações não confirmadas. Será dada a informação clara, correta e coerente. E liberta os Comandantes dos Bombeiros para fazerem o seu trabalho e não para servir de cicerone da comunicação social.

 

Sim, já devem ter percebido que sou a favor desta alteração. Não vai diminuir os fogos, mas é um passo correto. Ter um profissional que saiba apresentar os factos à comunicação social é sempre uma vantagem. Até para a própria Comunicação Social será bom. Saber qual o seu interlocutor, a quem deve pedir informações, ajudará a fazer o seu trabalho.

 

Pelo que percebi estão agendadas duas comunicações por dia, às 9h00 e às 19h00 e às terças feiras, o Comandante fará um ponto de situação mais alargado. E com esta parte já não concordo. Com a ideia sim, mas não com a sua implementação. Duas vezes por dia é pouco. É preciso perceber o funcionamento da Comunicação Social, e os seus timmings. No mínimo deveriam ser três as comunicações agendadas às 7h00, às 12h00 e às 19h00, para fornecer as informações para os jornais da manhã, da hora de almoço e da hora do jantar. Porventura, uma comunicação às 16h00 para os jornais da tarde. E saber que, em situação de urgência, poderá ser necessário fazer atualizações de hora a hora. Em relação à análise alargada, para mim deveria ser todos os dias, no briefing das 19h00.Mas isto sou eu, que não mando. 

 

Apenas quero dizer que isto não é uma lei da rolha. Nem que a informação vai para cascos de rolha!

1 comentário

Comentar post